Dica cultural em POA - Mbyá-guarani em fotos


Para conhecer um pouco da população autóctone do Rio Grande do Sul, a exposição "Um Olhar sobre o Cotidiano dos Mbyá-Guarani", em cartaz, até dia 24 de abril, na Sala Arquipélago do Centro Cultural CEEE (Andradas, 1223), é uma boa opção. Antônio Carlos Cardoso apresenta sua série de fotos em preto e branco feitas de aldeias e acampamentos aborígenes de Porto Alegre e das Missões de São Miguel, as quais enfatizam o cotidiano dos Mbyá-guarani. O trabalho foi realizado por Cardoso entre outubro de 2007 e janeiro deste ano.

Cardoso tem vivência em variadas manifestações artísticas. Formado em coreografia e ex-diretor dos balés da cidade de São Paulo e do Teatro Castro Alves, iniciou seus estudos em 1998, na Casa da Photografia de Salvador. Apresentou seus trabalhos em várias exposições coletiva e individuais e suas fotos já foram publicadas em revistas, jornais, catálogos, livros e outras mídias, tanto no Brasil como no exterior. Recentemente exibiu "LA. Dança na Sala Paissandu", Galeria Olido, em São Paulo.

Os Mbyá-Guarani têm uma história milenar que surgiu com o início da Terra. Suas aldeias se caracterizam por uma população pequena e a organização social gira em torno de uma família extensa e de uma liderança. A divisão do trabalho tem relação com o dom, a missão e a aptidão. Eles cultivam profundo respeito ao meio ambiente. Visitação pode ser feita, de terças a sextas, das 10h às 19h, e sábados, das 11h às 18h.

Fonte:
 Correio do povo

0 comentários:

Postar um comentário