Exposição itinerante “Kadiwéu • Ofayé • Urubu-Ka’apor – Os Índios de Darcy Ribeiro”





As exposições itinerantes Terra, de Sebastião Salgado, e Os índios de Darcy, de Darcy Ribeiro, poderão ser conferidas na Casa de Cultura Mario Quintana até 10 de julho.

A obra de Sebastião Salgado é composta por imagens que tratam do cotidiano, do trabalho e da busca de novos horizontes sociais e políticos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O fotógrafo brasileiro, radicado na França, é reconhecido mundialmente como um dos mestres da fotografia documental contemporânea. Em 2001 foi nomeado representante especial do Unicef pela dedicação às crônicas sobre a vida de pessoas excluídas.

Já os trabalhos fotográficos de Os índios de Darcy foram realizados no período de 1942 a 1949. Darcy Ribeiro assina cinco fotos da etnia Ofayé - Mato Grosso do Sul, datadas de 1948. Estes são os únicos registros fotográficos existentes. Os fotógrafos Harald Schultz e Heinz Foerthmann assinam as demais fotos. Esta exposição pertence ao Museu do Índio e em 2008 foi incluída no registro nacional do programa Memória do Mundo da Unesco.


A Casa de Cultura Mário Quintana fica na Rua dos Andradas, 736 , em Porto Alegre. O site é http://www.ccmq.com.br .

0 comentários:

Postar um comentário