0 comentários

Formação continuada na lei 11.645/2008 - Educação Indígena

Professores da educação básica, educadores em geral e acadêmicos de licenciatura podem se inscrever até 24 de abril para participar do Curso de Extensão Formação Continuada na Lei 11.645/08 - Educação Indígena, realizado pelo Departamento de Educação e Desenvolvimento Social (DEDS/Prorext) em parceria com o Museu da UFRGS.
O curso tem objetivo de desenvolver os aspectos básicos da história e cultura dos povos indígenas, visando à implementação das prerrogativas da Lei Federal 11.645/2008.
As atividades do curso somam 32 horas-aula e ocorrem em quatro encontros dias 25 de abril, 15 de maio, 14 de junho e 03 de julho, na Sala 601 da Faculdade de Educação - Faced/UFRGS (Avenida Paulo Gama, 110 – Campus Centro).
Inscrições gratuitas e realizadas pela internet. A programação do curso está disponível no site do Museu. Informações também pelo telefone (51) 3308.3436.


read more
2 comentários

Oretataypy: presença Mbya-Guarani no Sul e no Sudeste do Brasil

Sugestão cultural:

"Oretataypy: presença Mbya-Guarani no Sul e no Sudeste do Brasil" está em exposição no Museu da UFRGS até junho de 2012.

Uma ótima oportunidade para conhecermos nossas origens e nossa ancestralidade ameríndia.

Uma boa viagem pelo universo Mbya-Guarani!!

read more
0 comentários

Exposição itinerante “Kadiwéu • Ofayé • Urubu-Ka’apor – Os Índios de Darcy Ribeiro”





As exposições itinerantes Terra, de Sebastião Salgado, e Os índios de Darcy, de Darcy Ribeiro, poderão ser conferidas na Casa de Cultura Mario Quintana até 10 de julho.

A obra de Sebastião Salgado é composta por imagens que tratam do cotidiano, do trabalho e da busca de novos horizontes sociais e políticos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O fotógrafo brasileiro, radicado na França, é reconhecido mundialmente como um dos mestres da fotografia documental contemporânea. Em 2001 foi nomeado representante especial do Unicef pela dedicação às crônicas sobre a vida de pessoas excluídas.

Já os trabalhos fotográficos de Os índios de Darcy foram realizados no período de 1942 a 1949. Darcy Ribeiro assina cinco fotos da etnia Ofayé - Mato Grosso do Sul, datadas de 1948. Estes são os únicos registros fotográficos existentes. Os fotógrafos Harald Schultz e Heinz Foerthmann assinam as demais fotos. Esta exposição pertence ao Museu do Índio e em 2008 foi incluída no registro nacional do programa Memória do Mundo da Unesco.


A Casa de Cultura Mário Quintana fica na Rua dos Andradas, 736 , em Porto Alegre. O site é http://www.ccmq.com.br .
read more
0 comentários

Sugestão de vídeo

Pessoal:

Sugiro o documentário "Povos isolados da Amazônia: parceria para a proteção".

http://vimeo.com/18431425

Bom filme!
read more
1 comentários

Exposição dos M'byá Guarani em Porto Alegre

Olá pessoal!




Está aberta até o dia 22 de maio de 2011 a exposição  “Os seres da mata e sua vida como pessoas”, sobre arte Mbyá-Guarani. As fotografias são de de Vherá Poty e Danilo Christidis.

A visitação pública ocorre no Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10).

Mais uma oportunidade para nos aproximarmos da nossa ancestralidade indígena!!
read more
0 comentários

Sugestão de Leitura - Revista "Currículo sem Fronteiras"

Pessoal:

Segue mais uma sugestão para professores e pesquisadores da temática indígena:

http://www.curriculosemfronteiras.org/art_v10_n1.htm

No primeiro semestre de 2010, a revista "Currículo sem Fronteiras" lançou a seção especial dedicada aos "Povos Ameríndios e Educação". As organizadoras foram as pesquisadoras professora Dra. Iara Tatiana Bonin e a professora PhD Maria Aparecida Bergamasch.

Boa leitura!!
read more
0 comentários

Textos sobre a temática indígena para Anos Iniciais

Pessoal:

Seguem duas sugestões de textos para trabalhar a temática indígena de forma atual e realista, afinal os povos indígenas não pararam no tempo como muitas pessoas pensam.

Abaixo há um link com reportagens da revista Recreio online para trabalhar em sala de aula.

Bom trabalho!!






read more